Blog

5 motivos fisiológicos para aliviar o estresse
Saúde Mental

5 motivos fisiológicos para aliviar o estresse

Existem duas certezas na vida: uma que vamos morrer e outra que um dia iremos estressar rsrsrsr... Brincadeiras a parte, sim, o estresse faz parte do nosso dia a dia e existem uma série de sistemas fisiológicos (leia-se sistema nervoso autônomo simpático e eixo-HPA) completamente preparados para nos ajudar a resistir. Especialmente em situações agudas ou de estresse em curto prazo.

Porque sim, nosso corpo está preparado para eventos pontuais de estresse e não, NÃO ESTÁ FISIOLOGICAMENTE PREPARADO PARA RESISTIR AO ESTRESSE CRÔNICO PROLONGADO. Acredito firmemente que você conhece alguém que há anos está sendo submetido a situações incompatíveis com a manutenção da saúde mental.

 

Por isso fiz questão de listar 5 MOTIVOS FISIOLÓGICOS PARA EVITAR O ESTRESSE CRÔNICO, vamos lá:

 

1) O estresse ativa o eixo HPA e promove a liberação de cortisol, um hormônio que promove o acúmulo de lipídeos no tecido adiposo, então motivo 1: O ESTRESSE ENGORDA, ou no mínimo, NÃO TE DEIXA EMAGRECER.

2) O cortisol também promove a mobilização de nossas reservas energéticas e aumenta a glicemia. Motivo 2 e estresse crônico prolongado CAUSA RESISTÊNCIA A INSULINA E DIABETES TIPO II.

3) Tanto o cortisol quanto a noradrenalina estimulam a vigília. Bom, se você precisar estudar, mas em médio e longo prazo O ESTRESSE CAUSA INSÔNIA (motivo 3).

4) O cortisol ativa enzimas metaloproteínases na pele e consequentemente diminui a formação de colágeno, (motivo 4) O ESTRESSE CAUSA RUGAS NA PELE.

5) A ativação do sistema nervoso autônomo simpático promove o aumento da síntese de linfócitos na medula óssea. Com mais linfócitos circulantes o ser humano fica mais sensível às moléculas pró-inflamatórias. Motivo 5: O ESTRESSE CONTRIBUI PARA A GERAÇÃO/PERPETUAÇÃO DA INFLAMAÇÃO SUB-CLÍNICA CRÔNICA.

 

Vale lembrar que este último ponto é um dos principais fatores relacionados a fisiopatologia de várias desordens do SNC, inclusive a depressão (quer ler um texto sobre isso: CLIQUE AQUI).

Por fim, embora seja uma das poucas certezas da vida, a consciência dos efeitos prejudiciais do estresse me faz procurar evitá-lo como um dos grandes objetivos para manter a minha saúde física e mental.

 

Um abraço,

Prof. Dr. Fabrício Assini

08 de Abril, 2021
Top

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Li e aceito as termos.

Preencha todos os campos obrigatórios.

No momento não conseguimos enviar seu e-mail, você pode mandar mensagem diretamente para [email protected].

Preencha todos os campos obrigatórios.

Contato enviado com sucesso, em breve retornamos.

Você será redirecionado em alguns segundos!