Blog

Conexões intestino X cérebro.
Saúde Mental

Conexões intestino X cérebro.

Que bom que este tema tem ganhado cada vez mais importância nos últimos anos!! Por quê? Porque sem dúvidas elas existem e é importante que um número cada vez maior de pessoas saiba delas. 


Se você me pergunta: quais são as conexões intestino x cérebro? Como podem ser utilizadas a nosso favor? Eu respondo... 


 QUAIS SÃO AS CONEXÕES INTESTINO CÉREBRO? 


Vamos começar da mais elementar, o intestino como um fornecedor de nutrientes para a bioquímica neuronal. Importante lembrar que neurônios e células da Glia necessitam desde o aporte correto de macronutrientes quanto o de micronutrientes para o seu funcionamento ideal.


Por exemplo: DHA é o lipídeo mais abundante na membrana de neurônios, Zinco e Magnésio são altamente relacionados com a reciclagem sináptica que é fundamental para que a neuroplasticidade aconteça.

 
Outra conexão? O INTESTINO COMO UM “FORNECEDOR” DE MEDIADORES INFLAMATÓRIOS. Sim, precisei usar aspas na palavra “fornecedor” porque esta conexão não aconteceria se o intestino estivesse funcionando dentro de sua fisiologia normal. Porém, fatores como:  má-alimentação, estresse crônico prolongado (PARA LER MAIS, CLIQUE AQUI), privação do sono, sedentarismo estão entre os principais causadores de inflamação intestinal. E esses mediadores inflamatórios circularão pelo corpo todo e chagarão no cérebro, onde contribuirão com a neuroinflamação.  Por isso a necessidade IMEDIATA de reverter as causas.


Uma terceira conexão: A MICROBIOTA (talvez o termo MICROBIOMA seja melhor empregado aqui). Explico: as bactérias e as substâncias químicas que produzem (microbioma) interferem de maneira incrível no funcionamento do SNC. Lembro de um artigo que li que mostrava que o butirato, um ácido graxo de cadeia curta produzido a partir do metabolismo microbiano, reforça a união entre as células que formam a barreira hematoencefálica e consequentemente diminuem o “leaky brain”. 


Sim, existem outras conexões, como a ativação do nervo vago na periferia. Mas esse tema merece um texto só para ele!


Com relação a segunda pergunta: 2) COMO AS CONEXÕES INTESTINO x CÉREBRO PODEM SER UTILIZADAS EM NOSSO FAVOR? 


Bom, as aplicações clínicas são várias: depressão, ansiedade, transtorno do espectro Autista, Alzheimer, Parkinson estão dentro de uma breve lista de patologias que podem se privilegiar da modulação intestinal para aprimorar seu tratamento. 


Se você gostou do tema lembro que este tópico é sempre abordado em meus cursos. 


Um abraço,
Prof. Dr. Fabrício Assini

08 de Abril, 2021
Top

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Li e aceito as termos.

Preencha todos os campos obrigatórios.

No momento não conseguimos enviar seu e-mail, você pode mandar mensagem diretamente para [email protected].

Preencha todos os campos obrigatórios.

Contato enviado com sucesso, em breve retornamos.

Você será redirecionado em alguns segundos!