Blog

Uma razão para a falha no efeito da suplementação com melatonina.
Saúde Mental

Uma razão para a falha no efeito da suplementação com melatonina.

Sabe aquela pessoa que bebe café, após alguns minutos vai ao banheiro urinar e “quase” sente o cheiro da cafeína na urina? Estas são aquelas pessoas conhecidas como metabolizadoras rápidas da cafeína.

Buscando uma explicação bioquímica para o fato encontramos o aumento da expressão da enzima CYP1A2. Esta enzima é responsável pelo metabolismo/degradação de uma séria de moléculas, entre elas a cafeína e a melatonina.

Pronto. O parágrafo acima ajuda a entender o motivo pelo qual uma parcela significativa dos pacientes não responde aos efeitos da suplementação de melatonina pela via oral.

Explico: quando administrada por esta via, a melatonina será absorvida no intestino e circulará pela veia porta em direção ao fígado. Neste órgão pode encontrar a enzima CYP1A2 e ser metabolizada.

Nos indivíduos com a atividade aumentada desta enzima a possibilidade é maior, levando a uma menor quantidade de melatonina que chegará no SNC.

Se você me pergunta: esta seria a única explicação para a falha de efeito da melatonina? A resposta seria: não.

Uma vez que os efeitos da melatonina parecem ser mais pronunciados sobre a indução do sono, é importante lembrar que o ato de dormir envolve grande cabo de guerra entre as nossas neurotransmissões excitatórias e inibitórias.

E nem sempre a balança pende para o lado que desejamos.

Até a próxima,

Prof. Dr. Fabrício Assini

25 de Março, 2021
Top

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Li e aceito as termos.

Preencha todos os campos obrigatórios.

No momento não conseguimos enviar seu e-mail, você pode mandar mensagem diretamente para [email protected].

Preencha todos os campos obrigatórios.

Contato enviado com sucesso, em breve retornamos.

Você será redirecionado em alguns segundos!